Teatro para Bebês - Liliana Rosa

17.1.13

Comemoramos 06 anos em cartaz, em 2013 o Teatro para Bebês está em festa!

Teatro para bebês - A atriz Liliana Rosa em cena



TEATRO PARA BEBÊS da professora, pesquisadora e atriz, Liliana Rosa.


   O Teatro para Bebês nasceu em 2006, trazido da Europa pela atriz Liliana Rosa, fruto de um minucioso trabalho de pesquisa sobre a primeira infância especialmente nas etapas dos 06 meses aos 03 anos e dos 03 anos aos 06 anos. Para a criação da modalidade, foi desenvolvido um estudo focado no imaginário e nas respostas aos estímulos em cada fase na primeira infância. Segundo a criadora do projeto, Liliana Rosa, um espetáculo de Teatro para Bebês é um projeto de aprendizagem e partilha entre bebês e pais e um meio de introdução da criança no mundo da arte. “Propomos o envolvimento que trace caminhos de estímulos e entretenimento, em que se façam planos sensoriais, criando percursos de aventura e experimentação durante os 30 minutos de espetáculo” afirma Liliana Rosa.

   No Teatro para Bebês, cada passagem teatral e cada momento da história são apresentados pela atriz através de um caminho poético, do real ao imaginário, do sugestivo ao pragmático e próximo da realidade do bebê. A duração do espetáculo é de 30 minutos e é recomendado para um número máximo de 100 espectadores. No final do espetáculo os bebês têm oportunidade de explorar o espaço cênico e os objetos utilizados por 20 minutos, completando a dinâmica sensorial da encenação para bebês, através possibilidade de usar o tato e de explorar livremente. A curiosidade e a participação dos menores serão suscitadas através da voz e da palavra, do movimento e do gesto, da iluminação baseada na cromoterapia, dos sons e das melodias arrancadas dos objetos de cena, que ajudam a transportar a atmosfera de volta à primeira infância. 

   A musicalidade e os ritmos presentes no teatro para bebês convidam à participação e transformam os pequenos espectadores em figuras ativas do espetáculo. Através da magia do teatro, são trocados afetos e é estabelecido um entendimento “maternal” anterior ao pedagógico. É uma atividade para ser partilhada com a família do bebê.


   Dá-se uma comunhão entre as diversas faixas etárias: os menores são atraídos pelo sensorial, os mais crescidos pela história e os pais pela magia poética do evento e a observação das reações inesperadas dos bebês.
   O projeto comemora 06 anos de sucesso, estando em cartaz de forma praticamente ininterrupta e já tendo passado por diversas cidades brasileiras, tais como: Recife, São Paulo e Cuiabá. No Rio de Janeiro, o teatro para bebês iniciou sua trajetória no Teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping, com grande sucesso de público desde a primeira sessão. E desde 2008 (ano em que abriu o FITA – Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis, considerado um dos maiores do país) cumpre temporada no Teatro Cândido Mendes, tendo feito apenas pequenas pausas entre as temporadas, aclamado por educadores, pedagogos e psicólogos.

   No ano de 2013, reiniciaremos a temporada em abril no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema.(Consulte o nosso blog, nos siga no Facebook (theatro pra bebês ou na página Teatro para Bebês) ou ligue na Produção: 21 3185 - 4091/ 8459-5006)


PEÇAS DO PROJETO:



O CIRQUINHO DE LUÍSA

O BEBÊ E O MAR
A FLORESTINHA DA PATI

0 Comentários:

AMIGOS E SEGUIDORES!